Minha lista de blogs

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Hubble observa supernova

Observações feitas pelo telescópio da Nasa dão pistas sobre a fonte dos compostos que formam os planetas, animais e plantas.
Os pesquisadores estão analisando a interação da supernova com um gigantesco anel de gás em volta da explosão, conhecido como "Cordão de Pérolas" (Nasa)
Como a supernova está localizada a 163.000 anoz-luz, a explosão observada pelo telescópio Hubble ocorreu no ano 161.000 a.C.
Observações feitas pelo telescópio Hubble, da Nasa, mostraram as "vísceras" de estrelas sendo lançadas no espaço. O fenômeno é parte da maior explosão galáctica conhecida pelo homem, a Supernova 1987A. Descoberta em 1987, a 1987A é a estrela mais próxima da Terra a explodir. Ela está localizada na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã que orbita a Via Láctea.
A equipe de pesquisadores da Universidade de Colorado (EUA), detectou emissões brilhantes da explosão dando suporte a modelos teóricos sobre como as supernovas interagem com o ambiente galáctico. "As novas observações permitem medir com precisão a velocidade e a composição das 'vísceras' da estrela, mostrando como ocorre o depósito de energia e elementos pesados na galáxia", disse o astrônomo Kevin France, chefe da pesquisa, publicada nesta quinta-feira na revista Science. "É possível saber quais elementos estão sendo reciclados na Grande Nuvem de Magalhães e como o ambiente é alterado em escala humana de tempo", disse.
Fonte da vida — Além de lançar grandes quantidades de hidrogênio, a 1987A já ejetou hélio, oxigênio, nitrogênio e elementos pesados mais raros, como sufúrio, silício e ferro. As supernovas são responsáveis por grande parte dos elementos biologicamente importantes, incluindo oxigênio, carbono e ferro encontrados em plantas e animais na Terra, disse France. É possível que o ferro encontrado no sangue dos humanos, por exemplo, tenha vindo de supernovas.
A equipe também mapeou a interação da supernova com o famoso “Colar de Pérolas”, um anel brilhante que possui um ano-luz de diâmetro envolvendo a 1987A. Os pesquisadores acreditam que o anel de gás surgiu 20.000 anos antes da explosão que deu início à supernova. Cerca de 40 pontos luminosos por toda a circunferência do colar são abastecidos de energia pelas ondas de choque vindas da explosão da estrela. Acredita-se que os objetos luminosos irão crescer e fundir até formar um círculo brilhante e contínuo.
Como a supernova está localizada a 163.000 anoz-luz, a explosão observada pelo telescópio Hubble ocorreu no ano 161.000 a.C, explicou France. Um ano-luz corresponde a 9,6 trilhões de quilômetros. "Observar uma supernova nos 'fundos' da nossa galáxia e poder assistir sua evolução e interação com o ambiente em escala humana é algo inédito", afirmou France. "As estrelas massivas, fonte de explosões como a Supernova 1987A, são como astros do rock — têm uma vida rápida, intensa e morrem jovens", brincou France.
Os pesquisadores esperam que os efeitos da supernova na galáxia que a abriga possa dar algum entendimento sobre como a energia depositada pela explosão de estrelas modifica a dinâmica e a química do ambiente. "Poderemos utilizar esses dados para entender como as supernovas influenciam a evolução das galáxias", concluiu France.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. OLA PROFESSOR ,PODEMOS DIZER ENTÃO QUE ATRAVEZ DESSAS DESCOBERTAS QUE POUCOS TEM O CONHECIMENTO OU ENTERECE PODE NOS DAR TALVEZ UMA REAL EXPLICAÇÃO SOBRE NOSSA ORIGEM OU COMO PODEREMOS VIVER DAQUI A FRENTE.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor! Ao ler este texto podemos perceber o quanto os astros podem ter influenciado na nossa origem, sem levar em conta que há muito o que explorar e descobrir sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  4. Tendo em vista que a origem da formação da supernova foi uma explosão, é possível afirmar que esta continua em expansão? Se sim, esse processo pode ser comparado ao de expansão do universo e assim apontar para a comprovação do Big Bang?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante esse artigo.
    Saber que as explosões de supernovas originou alguns gases em um deles pode ser o ferro que nós seres humanos temos no sangue.
    Percebe-se então a influência dos astros presente na origem dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  6. Como as primeiras observações do universo realizadas pelo homem foram o olho, a mão, utilizadas como instrumentos. Com o telescópio Hubbe, enviando-nos ricas observações sobre a beleza do universo, confirma-nos da importância contínua de pesquisas, sobre nossa existência no universo.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com a descoberta da supernova 1987A , fica a dúvida. será que a origem da vida na Terra, tem alguma ligação com a explosão de alguma estrela que já tenha morrido, a alguns anos-luz?

    ResponderExcluir
  8. E incrivelmente belo o cordão de pérolas, o universo realmente conspira a nosso favor, esse gases são essenciais para a formação da vida na Terra, o mais estranho é acharmos tantas respostas pesquisando fora do nosso planeta. E ainda sim ter mos mais duvida do que nunca. Essa explosão lançou gases no universo, a grande possibilidade de existir planetas com formas de vida variadas, assim como acontece com a Terra.

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante a parte que fala que a surpernova tenha elementos fundamentais para a vida no planeta Terra.

    ResponderExcluir
  10. Tudo é muito misterioso... mas é interessante supor ou até concluir que os elementos necessários para a Vida na Terra, tenham vindo das supernovas.

    ResponderExcluir
  11. É incrível poder imaginar que todos os elementos essenciais para que haja vida na Terra, tenham tido sua origem nas supernovas.

    ResponderExcluir